Conheça o verdadeiro valor de sua empresa e aumente seu potencial competitivo, com o Valuation da Sagacy
Fazer um Valuation de qualidade, deixou de ser apenas uma medida para casos de negociação de venda ou dissolução da sociedade. Isso vem acontecendo pela clareza, cada vez maior, que os empresários têm da diferença entre o preço, o valor e o custo. Conhecer o valor da empresa é importante por vários motivos. Além de aumentar o poder de barganha, é uma informação fundamental para conhecer a saúde financeira do negócio e projetar futuras ações.
A Sagacy Consultoria utiliza a metodologia de fluxo de caixa descontado (FDC), que leva em consideração os investimentos feitos em ativos operacionais, custo de capital e os riscos do empreendimento. De acordo com o CEO, Luiz Fernando Da Silva, o diferencial da Sagacy é justamente contemplar características mais amplas da empresa, incluindo valores intangíveis. “Avaliamos o potencial de longevidade, a taxa de perpetuidade e o potencial de crescimento da empresa, por exemplo. São conceitos aparentemente subjetivos, porém trazem dados técnicos que resguardam a avaliação”, explica Da Silva.
Entender com precisão como está o posicionamento da marca no mercado é importante para vários tipos de negociação e também para fazer investimentos corretos, atrelados ao retorno. “Por isso, a Sagacy entrega um trabalho bem detalhado, com análise swot, contemplando a carteira de clientes bem como os concorrentes, market share e outros pormenores que vão muito além do patrimônio físico. Todas as ações obedecem a critérios legais e fornecem ao empresário subsídios para que ele compreenda sua posição do mercado de maneira bastante abrangente”, afirma Da Silva.
Com uma análise profunda em mãos, gestores podem visualizar o histórico da empresa e suas reações diante de diversos momentos, incluindo sua resiliência diante de crises e oscilações de mercado. O Valuation também permite a identificação de fatores macroeconômicos que afetam o segmento de atuação.
Da Silva acrescenta que o Valuation serve ainda como um instrumento de identificação de acertos e falhas, principalmente em setores mais complexos da gestão. “Durante o processo de Valuation, acessamos toda a área contábil da empresa. Com isso é possível identificar se os processos estão alinhados e se são confiáveis. Observamos o fluxo de caixa e, com isso, o que realmente traz lucro”.
Embora não exista um prazo ou periodicidade para que a empresa passe por um processo de Valuation, esta é uma atitude estratégica, muito importante quando se pretende entender o valor de uma instituição. “Quando o cliente recebe o Valuation da Sagacy, ele tem a dimensão do valor da empresa dele diante do mercado, dentro de um contexto, não simplesmente o valor de venda”, destaca Da Silva.
Se existe a possibilidade de venda, fusão, aquisição ou dissolução de sociedade, aí então o Valuation torna-se imprescindível. Sem conhecer seu valor, incluindo os intangíveis atrelados à marca, patentes, direitos autorais, perpetuidade etc, corre-se o risco de perdas ou decisões equivocadas. Conheça o Valuation da Sagacy e surpreenda-se com os resultados!
“Quando o cliente recebe o Valuation da Sagacy, ele tem a dimensão do valor da empresa dele diante do mercado, dentro de um contexto, não simplesmente o valor de venda”